DICAS NA TACADA - JORGE DIAS TEIXEIRA

Use o taco na imagem para apreciar o ângulo da tacada. Depois, verifique a dica no texto seguinte.

DICA

O ÂNGULO CERTO...

... para encaçapar a bola alvo, você consegue colocando-se na linha reta de visão com a caçapa, tendo a bola alvo no caminho. Traçando uma linha reta do centro da caçapa até a bola alvo, dividindo-a em duas partes iguais, encontrará no lado oposto à caçapa o ponto que deverá ser atingido pela bola de jogo (branca), para poder matar a bola alvo (Página 46 do livro "Segredos da Sinuca", do Jorge Dias).

Use a imagem para simular a tacada e observar os ângulos em que se movimentam as bolas.

Conheça mais sobre a sinuca, no livro Segredos da Sinuca

AS REGRAS

Sinuca, Snooker, Bilhar, Pool, Mata-Mata, afinal, quais as diferenças?

CONHEÇA AS DIFERENÇAS NAS DIVERSAS REGRAS

É comum e freqüente, até mesmo entre experientes praticantes, surgirem dúvidas a respeito das reais e verdadeiras diferenças entre as várias regras existentes. Tentando esclarecer os interessados, fazemos a seguir um resumo sobre o tema.

BILHAR (Carambola): francesa por nascimento, é a regra mãe! Originou todos os jogos hoje conhecidos, de tacos e bolas sobre mesas. É praticada em mesa sem caçapas, com apenas três bolas, maiores que as da sinuca, que medem 6,10 a 6,15 cm. de diâmetro. A finalidade no jogo é, usando uma das três como tacadeira, fazê-la tocar nas outras duas, ação chamada de "carambola", termo que acabou também identificando a mesma regra. Dentro das regras do bilhar existem diversas modalidades (no Brasil, embora pouco praticada, a mais popular é a "Três Tabelas"), todas com normas que visam ampliar as dificuldades para atingir a meta de carambolar. Por link do final desta página pode ser acessado um documento contendo o resumo histórico desta e de outras regras. O Bilhar Francês, respeitando as normas internacionais, também já é oficial no Brasil, por meio de ato oficial da Confederação Brasileira.

SNOOKER (em inglês) ou SINUCA (em português): reconhecida internacionalmente, é a primeira das regras originadas a partir do bilhar francês. Conheça o resumo da sua história, com ilustrações e bastante interessante, em página acessada por link ao final desta página. No seu nascimento, o uso das caçapas foi introduzido nas mesas, foi aumentado o número de bolas e criadas normas específicas. Inventado por um oficial militar inglês, o snooker cresceu e ganhou o mundo. Em muitos países foi alterado, originando diversas outras modalidades.

Internacionalmente é jogado com 22 bolas (15 vermelhas), com diâmetro de 5,25 cm, hoje também oficiais no Brasil (as bolas tradicionais no Brasil tem o diâmetro de 5,40 cm). Em período de adaptação, e por usarmos mesa um pouco menor que o padrão internacional, foi adotada oficialmente a prática da sinuca com 6 ou 10 bolas vermelhas. A finalidade no jogo é encaçapar todas as bolas em jogo, em seqüência ordenada, respeitando normas específicas. É hoje, desde 1996, a regra oficial no Brasil.

SINUCA BRASILEIRA: o original snooker, ao chegar ao nosso país, passou pela "criatividade" e improvisação do brasileiro, e mudou radicalmente ao longo dos anos. Foi reduzido o número de bolas em uso, aumentado o seu tamanho para diâmetro de 5,40 cm, e modificadas as normas, para tornar o jogo mais rápido, acabando por ficar também menos técnico.

Surgiu, assim, a regra popular no Brasil, que só aqui é conhecida. Nenhum país no mundo conhece a regra brasileira, nem mesmo os nossos vizinhos latino-americanos. Ela tem as mesmas finalidades que o snooker, mas com normas mais flexíveis, que dão maior amplitude à correção das falhas. Agora, foi novamente tornada oficial no Brasil, mas como regra complementar, sendo proibida para uso nos jogos oficiais infanto-juvenis e nas categorias superiores. Suas normas também estão disponíveis no site da Confederação Brasileira, com links ao final desta página.

POOL: o mesmo fenômeno, de modificação das regras do snooker, acontecido no Brasil, foi praticado também nos Estados Unidos da América, que criou o pool. Mas, muito bem cuidado profissionalmente e sob as atenções de marketing, cresceu solidamente e extrapolou fronteiras, ganhando praticantes em muitos países. Hoje, também reconhecido internacionalmente, é praticado oficialmente em diversas modalidades, como "Bola 8", "Bola 9" e "14x1". Usa bolas com diâmetro de 5,6 cm, mais pesadas, que são, literalmente, numeradas. A modalidade básica, Bola 8, ainda a mais praticada, usa jogo de 16 bolas, uma branca e 15 com números de 1 a 15, com a preta sob o nº 8. As numeradas de 1 a 7 sobre cores lisas, chamadas também de sólidas, e as de 9 a 15 sobre cores listradas. Cada jogador deve ter sob seu domínio um dos grupos de bolas, lisas ou listradas. A finalidade é converter definitivamente a bola 8, mas não sem antes encaçapar licitamente todas as bolas de um dos grupos. Suas regras, agora também tornadas oficiais no Brasil como modalidade complementar, estão no site da CBBS. A versão "Bola 9" - Nine Ball - vem crescendo muito nos últimos tempos.

AS REGRAS POPULARES

Par e ímpar - Bicolor - Mata-mata - Sinuquinha

No Brasil, ainda nos primórdios da prática dos "jogos do bilhar", usavam para a modalidade "snooker", na íntegra, as originais regras internacionais, inglesas por nascimento.

Com o passar dos anos as normas foram sendo distorcidas e regionalizadas, culminando com as "Regras da Sinuca Brasileira", jogo "doméstico" e só aqui conhecido, até que ocorreu, finalmente, o retorno às origens, com a adoção integral das normas internacionais, agora oficiais no nosso país desde 01.07.96.

Entre as várias diversificações e adaptações surgidas no mundo, por distorção das regras internacionais do snooker, como aqui aconteceu, uma delas originou o pool, nos Estados Unidos da América, que por sua vez tem ainda diversas modalidades, como "Bola 8", "Bola 9" e "14x1", que podem ser conhecidas na transcrição das "Regras do Pool", também inseridas no site Confederação Brasileira, que hoje são oficiais no Brasil, como regras complementares.

Mantendo o hábito de alterar tudo, ao longo dos anos o brasileiro modificou também as normas do pool, surgindo então diversas regras, que foram popularizadas em bares e outros estabelecimentos, principalmente nos bairros mais humildes, nascendo então aquelas hoje popularmente conhecidas como "Sinuquinha", "Par e Ímpar", "Bicolor", "Mata-mata" e muitas outras, que são praticadas em mesas de menor tamanho, geralmente de 2,00 x 1,00 metros, identificadas como "mesinhas".

BOLA 8

Hoje também oficial no Brasil, como regra complementar, é uma das modalidades dos jogos do Pool. Usa jogo de 16 bolas, com uma branca e 15 com números, de 1 a 15, a preta sob o nº 8, as numeradas de 1 a 7 sobre cores lisas, chamadas também de sólidas, e as de 9 a 15 sobre cores listradas. Cada jogador deve ter sob seu domínio um dos grupos de bolas, lisas ou listradas.

A finalidade do jogo é converter definitivamente a bola 8, mas não sem antes encaçapar licitamente todas as bolas de um dos grupos.

Desse jogo, que hoje tem suas regras reconhecidas internacionalmente, no Brasil oficial como regra complementar, foram originadas as outras modalidades populares que comentaremos em seguida.

PAR OU ÍMPAR

Em princípio é a mesma regra do Bola 8, trocando apenas a identificação dos dois grupos para: bolas de números pares e ímpares.

Embora isso junte no mesmo grupo as bolas lisas e listradas, reduzindo a facilidade de identificação, não modifica a aplicação das normas.

Entretanto, no Brasil, além de alterar a composição dos grupos, mudaram também as regras, simplificando-as, diminuíram a quantidade de bolas no jogo, alteraram o tamanho da branca, as vezes maiores que as demais, enfim, criaram mil "novidades", que hoje proliferam em milhares de bares e salões, sob inúmeros nomes.

BICOLOR

Uma das variantes do jogo "Bola 8", identificada em inglês por "League Pool", é praticada em alguns países usando o mesmo jogo de 16 bolas do Bola 8, só que apenas a preta recebe o número 8. As demais são de cores lisas, sem números, separadas em dois grupos de 7 bolas, geralmente um na cor amarela e outro vermelha.

Essa modalidade, também variante do Pool, acabou por originar aquelas aqui chamadas de "Bicolor". Também nessa forma de jogo aqui trocaram as normas, reduziram o número de bolas, enfim, abusaram da "criatividade", para criar jogos completamente diferentes, variando em todo local, ao gosto dos milhões de usuários.

MATA-MATA e SINUQUINHA

São dois dos muitos nomes que entre nós surgiram, na popularização das inúmeras regras originadas do "Bola 8", do "League Pool" e da sinuca, e originaram as incontáveis variações, praticadas principalmente nas "mesinhas" de pequenos bares e lanchonetes.

REGRAS COMPLEMENTARES E OFICIOSAS

Embora não oficiais, a Confederação Brasileira não poderia deixar de abordar também as regras oficiosas, porque os estabelecimentos que mantém as chamadas "mesinhas" são também os "berçários" do esporte, que as vezes originam grandes jogadores da atualidade e estimulam a iniciação dos futuros atletas da sinuca.

Entretanto, sendo impossível unificar todas, que variam excessivamente, a Confederação Brasileira de Sinuca e Bilhar usou o critério de organizar os grupos de normas que predominam em maior número de regiões, na tentativa de iniciar uma padronização nessa área. Dessa forma, além de tornar oficial no Brasil as Regras do Pool, respeitando as normas internacionais e como modalidade complementar, oficiosamente codificou algumas das regras populares, que são encontradas no Site da Sinuca. Os links para elas estão no final desta página.

É importante alertar aos praticantes que as regras não oficiais servem apenas como curiosidade, para o lazer descomprometido e para eventual treinamento de iniciantes, que aconselhamos não seja prolongado, pois, com certeza, trará imperfeições e hábitos indesejados, que no futuro resultarão em grandes inconvenientes, dificuldades e maus "vícios" na busca da técnica necessária ao desenvolvimento do bom atleta da sinuca.

Essas normas, instruções e muitos detalhes estão nas páginas do Site da Sinuca, da Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca - CBBS, e podem ser acessadas pelos links seguintes.

Não deixe de conhecer o resumo histórico sobre a sinuca. É matéria bastante ilustrada, esclarecedora e muito interessante, disponível no site da CBBS.

Para ter uma perfeita e importante orientação técnica e saber sobre os materiais e acessórios de uso nos jogos de tacos e bolas sobre mesas, visite o site da CBBS.

 

               

 Jorge Dias
 CD: Músicas do Jorge Dias
 Livro: Segredos e Memór. da Sinuca
 Adquira o Novo Livro
 Livro: Segredos... - Prefácio
 Livro: Contabilidade
 Livro: Contabilidade Sem...
 Livro: Declaração de Bens
 Livro: O Segredo do Lucro
 Musicas do Jorge Dias
 Ofertas: livros, CDs e Vídeos
 Sinuca: Esporte Oficial
 1º Campeonato Brasileiro: 1978
 Fantasias - Lincoln
 Pronunciamento do Jorge Dias
 Colunas do Jorge Dias
 Logomarca da FSBERJ
 Hino da FSBERJ
 Fotos e Imagens
 Primórdios
 Links
 Paulinho da Viola 01
 Paulinho da Viola 02
 Jorge Dias na FSBERJ
 E-mail