COLUNA DO JORGE DIAS

Disponível no Site SPORTmania - Terceira

OS REFLEXOS DOS EFEITOS SOBRE A BOLA ALVO - Se você der efeito na bola de jogo à sua direita, ela girará sobre seu próprio eixo, da direita para a esquerda, e ao atingir a bola-alvo, refletirá sobre ela um movimento para a esquerda.

Se  você der efeito na bola de jogo à sua esquerda, ela girará sobre seu próprio eixo, da esquerda para a direita, e ao se chocar com a bola-alvo, refletirá sobre ela um movimento para a direita.

PRESA-Quando você dá uma tacada um pouco abaixo do centro da bola branca, você faz com que ela  ao atingir a bola ALVO reflita  o inverso do seu movimento.  Nessa tacada o movimento que a bola branca faz é  de girar sobre seu próprio eixo vertical de cima para baixo, na direção do jogador que deu a tacada e ao atingir a bola jogada, fará com que essa  gire de baixo para cima.

PUXADA -Quando se toca a bola branca muito abaixo do seu centro ,  ela ao atingir a bola-alvo, VOLTA na direção do jogador que deu a tacada. A bola atingida girará  sobre seu próprio eixo, de baixo para cima, refletindo, de maneira inversa,  o movimento da branca que foi de cima para baixo.                SEGUIDA - Quando  a tacada é acima  do centro da bola de jogo, na linha do seu eixo vertical. Quanto mais alto for tocado o ponto da linha do eixo vertical da bola de jogo , maior será a sua  velocidade. Quanto mais próxima a bola de jogo estiver da bola alvo, maior será a dificuldade de se realizar esse tipo de tacada. O espaço entre as duas bolas é tão curto  que se torna insuficiente para que o movimento da bola BRANCA se reflita na bola alvo. O treinamento e a habilidade de cada jogador  vai determinar  o grau de precisão da tacada.

INTENSIDADE DOS EFEITOS. - Comparando-se  as duas tacadas, a PRESA e a PUXADA, percebe-se que há uma diferença fundamental entre as duas, é a INTENSIDADE. Na tacada da PUXADA, a bola BRANCA tem um movimento muito maior, girando sobre seu próprio eixo vertical, de cima para baixo, muito mais vezes do que na tacada de PRESA. Na SEGUIDA, a bola BRANCA gira de baixo para cima, também na linha de seu eixo vertical. Dependendo da estratégia  necessária em determinado momento da partida o jogador aplicará  maior ou menor INTENSIDADE na tacada.

E-mail : jorgedias@domain.com.br - jorgedias_649@msn.com

site: http://www.jorge.dias.nom.br

Site da FSBERJ: http://www.riosinuca.com.br

Site SPORTmania: http://www.sportmania.com.br/

Jorge Dias

Fechar a Janela