COLUNA DO JORGE DIAS

Disponível no Site SPORTmania - Quinta

TACADA  SEM EFEITO E TACADA COM EFEITO.

BRANCA é atingida no seu eixo vertical. Basicamente são três tacadas distintas :  A SEGUIDA, A PUXADA E A PRESA, respectivamente, ACIMA( no vertical  e acima do horizontal), ABAIXO( no vertical  e abaixo do horizontal ) e no CENTRO(na interseção dos dois eixos, o horizontal e o vertical).

TACADA COM EFEITO é aquela em que a BRANCA é tocada nos seus dois lados, o esquerdo e o direito, acima e abaixo do seu eixo horizontal.

LADO ESQUERDO ACIMA DO EIXO HORIZONTAL;

LADO ESQUERDO ABAIXO DO EIXO HORIZONTAL;

LADO DIREITO ACIMA DO EIXO HORIZONTLA; e,

LADO DIREITO ABAIXO DO EIXO HORIZONTAL.

A inclinação do taco determinará o grau de deslocamento da BRANCA, fazendo" curvas para a direita ou para a esquerda ". As curvas serão tanto mais abertas ( para a direita ou para a esquerda ) quanto maior for a pressão exercida do taco sobre  a bola BRANCA.

GRÁU DE DESVIO E RETORNO- Quando a bola BRANCA  está à 10 centímetros, aproximadamente, da bola que está impedindo a tacada direta sobre a  bola da vez( e essa  à  30 ou  40 centímetros da bola BRANCA), há necessidade de se inclinar  bastante  o taco ( quase perpendicular à mesa).É preciso atingir a BRANCA de cima para baixo( "macê" ou "masser"). Nessa situação a tacada se realiza com certa facilidade, pois as três bolas estão bem próximas, as distâncias são pequenas. Treinamento é imprescindível, mesmo nessas tacadas. Quando a bola que se precisa atingir para sair de sinuca está distante( mais ou menos 2 metros) das outras duas( a BRANCA e a que está dando sinuca-que estão separadas só por 10 centímetros), torna a tacada muito difícil. De um modo geral o jogador vai preferir, nessa situação, sair de sinuca, usando uma, duas ou mais tabelas.

MACÊ ou  MASSER -O taco não forma uma paralela com a linha da mesa, como acontece na maioria das tacadas e sim uma perpendicular. As duas linhas, a do taco e a da mesa, formam quase um ângulo reto( 90  graus). O treinamento dessa tacada deve ser intenso e o jogador precisa ter muita habilidade. A BRANCA faz curva, desviando-se da bola que está dando sinuca, e terminado o efeito do "macé", ela volta para atingir a bola que estava em sinuca. Depois do "macé"( na mesma tacada) a BRANCA  volta à ESQUERDA  ou à DIREITA. Quando se dá o "macé " pelo lado esquerdo da bola  BRANCA, ela sai girando para a direita sobre seu eixo vertical, e quando o efeito termina, ela volta para a esquerda para atingir a bola-alvo.Quando o "macé" é feito  no lado direito da BRANCA( sempre de cima para baixo ), ela volta pra direita. Até a próxima...

E-mail : jorgedias@domain.com.br - jorgedias_649@msn.com

site: http://www.jorge.dias.nom.br

Site da FSBERJ: http://www.riosinuca.com.br

Site SPORTmania: http://www.sportmania.com.br/

Jorge Dias

Fechar a Janela