COLUNA DO JORGE DIAS

Disponível no Site SPORTmania - Sexta

BOLA NA BOCA- É bola na boca da caçapa. A bola-alvo está parada  entre os  dois bicos( cantos arredondados), à menos de um centímetro da entrada da caçapa. Diz-se que a bola está "dentro" da caçapa.

PROXIMIDADE.- Para "matar" , com facilidade , uma bola nas condições acima descritas é  preciso que a BRANCA esteja bem próxima da bola-alvo, numa distância que pode ir até  50 centímetros, que é considerada ainda bem perto.

DIFICULDADE.- Guardadas as condições acima, e  se a bola BRANCA estiver `a mais de 2 metros, aproximadamente,  de distância  e na reta da bola - alvo,  torna a tacada para "matar", ou  para "defender" muito difícil.

PRINCIPIANTES.- Nessa última situação os que estão se iniciando na prática do esporte da sinuca, de um modo geral, ao "matar" a bola, também suicidam.

SUICÍDIO.-Para evitar o suicídio, a tacada pode ser realizada de quatro maneiras diferentes, dando uma presa ( devido à distância essa é a maneira mais dificil de dar a tacada); jogando pela tabela, tocando no ponto mais próximo possível da bola-alvo; tocando ligeiramente à direita da bola-alvo e finalmente atingindo  ligeiramente á esquerda a bola-alvo. Presa. -  A tacada de "presa" à mais de 2 metros de distância, é uma tacada que requer muita habilidade e técnica, e por esse motivo demanda muito treinamento. Quando a pessoa está aprendendo a jogar sinuca, e se encontra nessa situação, de um modo geral "mata" a bola, mas também suicida. A tacada tem que ser dada, com muita firmeza, no eixo vertical, ligeiramente abaixo do eixo horizontal da BRANCA(um pouco abaixo do centro da bola BRANCA). A BRANCA depois da tacada ficará parada no lugar aonde estava a bola-alvo. TABELA.- Como a bola-alvo está"dentro" da caçapa, se você jogar a bola BRANCA na direção do ponto da tabela mais próximo dela, quando a BRANCA sair do encontro com a tabela para outra direção, encontrará a bola-alvo que cairá na caçapa, pois ela está à menos de 1 centímetro da entrada da caçapa, e não haverá suicídio. Se a tacada for dada com muita força, a bola BRANCA poderá sair "procurando" uma outra caçapa para suicidar. Até a próxima...

E-mail : jorgedias@domain.com.br - jorgedias_649@msn.com

site: http://www.jorge.dias.nom.br

Site da FSBERJ: http://www.riosinuca.com.br

Site SPORTmania: http://www.sportmania.com.br/

Jorge Dias

Fechar a Janela