COLUNA DO JORGE DIAS

Disponível no Site SPORTmania - Setima

O ESPORTE DA SINUCA - É preciso informar que a SINUCA é ESPORTE desde 1988. O Conselho Nacional de Desportos, pela Resolução CND/Nº07/88 de 29 de fevereiro de 1988, reconheceu a SINUCA e o BILHAR como modalidades desportivas. O Professor Manoel José Gomes  Tubino, quem assinou a referida Resolução como Presidente  do CND, ao desenvolver  um trabalho recentemente, para criar o seu Dicionário dos Esportes, inseriu no Quinto Setor, o Intelectivo, a SINUCA e o BILHAR.

FUNDAMENTOS. - A SINUCA, como outros esportes, tem seus segredos baseados  em fundamentos científicos que o jogador descobre, às vezes, sem sentir, de matemática, de geometria e de física.

REGRAS E REGULAMENTOS.- O esporte da Sinuca está subordinado à Regras e Regulamentos. No Rio de Janeiro, desde o início da sua prática, alguns princípios foram modificados, e em conseqüência  algumas regras foram introduzidas no Regulamento e outras sofreram  pequenos ajustes, para atender as necessidades exigidas na prática dos torneios e campeonatos realizados nos últimos anos, para evitar problemas  no transcorrer das partidas.

Voltaremos ao assunto para contar  um pouco da história  das regras e regulamentos. Nos dias de hoje, com a CBBS - Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca,  no seu Regulamento Oficial, adota a Regra da Sinuca Internacional cujos aspectos principais examinaremos mais tarde.

REGRA DA SINUCA BRASILEIRA.- A CBBS apresenta com a seguinte informação: "Estas regras da Sinuca Brasileira são complementadas pelo Regulamento da Sinuca Brasileira e pelas Normas para Árbitros, em que se aplicar, cuja leitura e integração  são necessárias e importantes. Como modalidade complementar, o uso destas regras é facultativo para as categorias intermediárias e está impedido para aplicação nos certames das categorias Mirim,Júnior,Infantil, e equivalentes, bem como nos de categorias superiores, de cada entidade, localidade, município, Estado e/ou União. Quando usadas oficialmente, esta e outras modalidades complementares, deverão ter os seus Rankings e controles próprios, sendo vedado o seu uso para qualquer envolvimento com a regra oficial internacional". Até a próxima...

E-mail : jorgedias@domain.com.br - jorgedias_649@msn.com

site: http://www.jorge.dias.nom.br

Site da FSBERJ: http://www.riosinuca.com.br

Site SPORTmania: http://www.sportmania.com.br/

Jorge Dias

Fechar a Janela