COLUNA DO JORGE DIAS

Oitava Coluna - Bolas e caçapas - Disponível no Site SPORTmania

ÂNGULO CERTO  PARA ENCAÇAPAR A BOLA-ALVO

O ângulo certo para encaçapar a bola-alvo você consegue, colocando-se na linha reta de visão com a caçapa, tendo a bola-alvo no caminho.

Traçando-se uma linha reta do centro da caçapa até a bola-alvo, dividindo-a em duas partes iguais, encontrará no lado oposto à caçapa o ponto que deverá ser atingido pela bola de jogo, a branca, para poder matar a bola-alvo.

LINHA DE TACADA.- A linha de tacada está formada pela visão do jogador, a bola branca, a bola-alvo e a caçapa. O taco precisa estar formando uma linha paralela com a linha da área de jogo da mesa. Por mais que você se abaixe para dar a sua tacada, jamais conseguirá ter  a linha de tacada perfeita, pois a altura que vai da linha da área de jogo da mesa até a tabela, impede que você veja uma linha horizontal absoluta da sua tacada. O nosso Amigo Steve Davis, penta campeão  Internacional de Sinuca, recomendou  para todos  que jogaram com ele aqui no Brasil, que deveriam sentir o taco roçando o queixo. Para que a tacada seja perfeita , é necessário, além  de estar bem abaixado para se aproximar da linha de tacada, é preciso prender a respiração na hora exata que você decidiu dar a tacada.

MASSA E ALÇA DE MIRA.- Quando fiz o CPOR, Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Exército me mostraram como dar um tiro com perfeição. No fuzil você casa a massa de mira com a alça de mira, prende a respiração, ao mesmo tempo  que aperta o gatilho.

PRENDER A RESPIRAÇÃO.- Experimente se preparar para dar uma tacada, e antes de executá-la, observar o pequeno movimento que o taco faz de sobe e desce, conseqüência da sua natural respiração. É preciso prender a respiração na hora de dar a tacada, para que o taco mantenha a linha paralela com a mesa, e a LINHA DE TIRO não seja alterada.

E-mail : jorgedias@domain.com.br - jorgedias_649@msn.com

site: http://www.jorge.dias.nom.br

Site da FSBERJ: http://www.riosinuca.com.br

Site SPORTmania: http://www.sportmania.com.br/

Jorge Dias

Fechar a Janela