1º CAMPEONATO BRASILEIRO - 1978

 

"Praça"  x  "Frita"

 

Episódio histórico na vida do Jorge Dias...

 

... com súmula assinada...

 

... e livro autografado.

 

O Primeiro Campeonato Brasileiro de Sinuca Individual foi realizado no dia 8 de outubro de 1978. Na ocasião os Diretores da Federação de Sinuca e Bilhar do Estado do Rio de Janeiro - FSBERJ - colheram assinaturas e autógrafos, que hoje tornaram-se documentos históricos.

 

As imagens anteriores mostram folhas de exemplar do livro "Segredos da Sinuca", do Jorge Dias Teixeira, autografadas pelo "Praça", pelo "Frita" e pelos principais jogadores do Brasil da época, todos "feras" do esporte, como: Cláudio Bastos; Oliveira; Flávio Vieira "Fantoche" (Campeão Paulista de 1978); Romildo "Serrinha" Juvêncio; Rosivaldo "Rosinha"; Wilson Lobuglio; "Empada"; "Zinho" Jesus Gabriel Sanches e David Resnick.

 

Nesse Campeonato o "Praça" venceu o "Frita" por 2 x 0, conforme registrado na súmula original, mostrada na imagem anterior, assinada pelos atletas.

 

RELATO DA SÚMULA DA PRIMEIRA PARTIDA: no momento em que o "Frita" somava 84 pontos no marcador, contra apenas 6 pontos do "Praça", este matou a bola 3 descolando a 2, da vez, e não interrompeu mais a tacada, até converter a última bola 7 (sete), vencendo a primeira partida com uma vantagem de apenas 5 (cinco) pontos e fazendo a maior tacada do evento, de 83 pontos.

 

Entre outros tantos acontecimentos importantes, esse tornou memorável aquele jogo! A súmula, histórica, além das assinaturas dos dois famosos jogadores, recebeu também as assinaturas daqueles que testemunharam esse feito bem de perto: do árbitro Aureliano Reis, do mesário José Carlos dos Santos Maffei e do Presidente da FSBERJ, Jorge Dias Teixeira.

 

Jorge Dias Teixeira

 

Voltar