LIVROS DO JORGE DIAS

CONTABILIDADE - 2


O livro "A Contabilidade sem os Lançamentos dos Recebimentos", aborda os seguintes tópicos:

 


COMENTÁRIO

 

O princípio fundamental desse livro é o tratamento contábil dos recebimentos.

 

Não se utiliza o dinheiro recebido para fazer pagamentos.

 

Os recebimentos são depositados integralmente em um Banco e transcritos no Registro de Depósitos com sete colunas destinadas à data, número do depósito, total, parcial, histórico, número e nome da conta classificada contabilmente. 

 

Os pagamentos, portanto , só podem ser feitos por meio de cheques. O Registro de Cheques tem sete colunas: data, cheque, total, parcial, histórico, número e nome da conta classificada contabilmente.

 

O Fundo Fixo de Caixa foi criado para utilizar pequenas quantidades de dinheiro, tanto que em algumas empresas toma o nome de CAIXA PEQUENA. É constituído com a emissão de cheque de pequeno valor, que depois de descontado é colocado em uma caixa pequena. Durante os pagamentos nenhuma contabilização é feita, somente troca´-se  comprovantes de pagamentos pelo dinheiro existente na caixa. A qualquer momento a soma dos documentos e a do dinheiro é o total do Fundo constituído. A contabilização das despesas pagas só é feita quando no Fundo só há pouco dinheiro. É a reconstituição do Fundo Fixo de Caixa com a emissão de cheque no valor total das diversas pequenas despesas pagas.