PRIMÓRDIOS DA SINUCA OFICIAL
NO RIO DE JANEIRO

 

1970

Ano de 1970! A Federação de Sinuca e Bilhar do Estado do Rio de Janeiro (na época Guanabara) ainda éra somente um projeto! Aliás, nenhum órgão representativo oficial da sinuca existia naquele tempo.

 

O Clube de São Cristóvão Imperial, que depois, unindo-se a outros importantes clubes, se tornou um dos fundadores da FSBERJ, organizou e realizou um prestigiado Campeonato Interclubes, reunindo representantes de 16 entidades.

 

O flagrante, colhido poucos minutos antes da declaração dos resultados finais, documentou para a posteridade que, já naquela época, o Rio de Janeiro tinha tradição na realização de eventos importantes e organizados, embora ainda não oficialmente reconhecidos por entidades formais, como hoje acontece, unicamente pela inexistência dos órgão oficiais.

 

O grande painel identificava os 16 clubes participantes. Na parte superior, compondo a mesa das autoridades, estão o Presidente e diretores do Clube São Cristóvão.

À frente, em pé, a partir da esquerda, estão alguns dos participantes do certame:  Jorge Dias (4º colocado, pelo Monte Líbano), Itamar (3º colocado, pelo Atília Futebol Clube), Aureliano Reis (de azul-marinho - árbitro do certame), Zézinho (campeão, pelo Cruzeiro do Sul), Antônio Paulo Borges do Amaral (Comandante Amaral - vice-campeão, pelo Olympico Clube de Copacabana), João Aldemar Bevilacqua (atrás, com o microfone) e, de gravata, um dos diretores do Clube São Cristovão.

 

A imagem e informações foram cedidas pelo Jorge Dias, que mantém arquivos e lembranças da sinuca de todos os tempos.

 

Jorge Dias Teixeira

 

 

1974

INTERCLUBES NO CLUBE DE SÃO CRISTÓVÃO IMPERIAL

 

Foto.png

Em flagrante de 18 de outubro 1974, durante a realização de um dos campeonatos interclubes da época, este realizado nas dependências do famoso Clube de São Cristóvão Imperial, Aureliano  Reis, tido como "O árbitro, primeiro e único", cumprimenta o Jorge Dias, que nessa competição representou o Clube Monte Líbano.

 

 

Conheça também:
Federação de Sinuca e Bilhar
do Estado do Rio de Janeiro

Presidente: Jorge Dias Teixeira

 

 

Este é o logotipo original da Federação de Sinuca e Bilhar do Estado do Rio de Janeiro, criado pelo Jorge Dias para a fundação da entidade, e mantido oficialmente durante 18 anos, nos quais foi dirigida pelo Jorge Dias, um dos seus principais fundadores.

 

 

Jorge Dias

 

Voltar