SINUCA: ESPORTE OFICIAL

 

CÓPIA DO DOCUMENTO ORIGINAL,
HISTÓRICO PARA O NOSSO ESPORTE.

 

O ESPORTE DA SINUCA: os primeiros torneios organizados, realizados nos anos “70”, principalmente do Clube de São Cristóvão Imperial, entusiasmaram os praticantes da sinuca em fundar uma Federação da Sinuca, plano que acabou por se tornar realidade, surgindo então a Federação de Sinuca e Bilhar do Estado do Rio de janeiro.

 

Empenhados nos eventos, agora oficiais, passaram a clamar pelo reconhecimento da sinuca como um esporte. Depois de alguns anos de luta e empenho da Federação do Rio de Janeiro, com a união de outras Federações que ela ajudou a criar, finalmente, no dia 29 de fevereiro de 1988, o Presidente do Conselho Nacional de Desportos - CND - do Ministério da Educação, então o Sr. Manoel José Gomes Tubino, pela Resolução CND/Nº 07/88, reconheceu a SINUCA e o BILHAR como MODALIDADES DESPORTIVAS.

 

Ao me ver sempre sorrindo, todos sentem-se felizes e sabem que o motivo é eu estar sempre jogando sinuca! Disso nunca fiz segredo. Aos meus colegas, principalmente do Ministério da Fazenda - Auditores Fiscais do Tesouro Nacional, como eu (para muitos fui o professor de auditoria contábil-fiscal), costumo sempre declarar: jogar bilhar ou sinuca, nunca foi nem é sinônimo de vadiagem: é legítima prática do esporte, de fato e de direito, com reconhecimento oficial! VIVA O ESPORTE DA SINUCA!

 

Jorge Dias

 

Voltar